profissões em alta em 2018

Durante os preparativos para o vestibular é comum que os estudantes deixem de lado uma questão de extrema importância: qual carreira seguir? A escolha profissional deve levar em conta desde questões pessoais até questões externas como, por exemplo, o retorno financeiro, a economia no país, as mudanças sociais. É por isso que conhecer as profissões em alta é a melhor maneira de encontrar a opção ideal para você.

Na hora de fazer a sua inscrição no vestibular, lembre-se que a profissão certa para você é aquela que melhor representa as suas pretensões. O equilíbrio entre satisfação pessoal e retorno financeiro é essencial e a sua escolha deve ser pensada com muito cuidado. Isso porque essa é uma decisão que interfere diretamente na sua carreira e no seu futuro, seja para quem ainda não entrou no mercado, seja para quem já está lá há algum tempo.

Enfim, em meio a tantas profissões, algumas se destacam mais do que outras dentro do mercado de trabalho. Pensando nisso, selecionamos as profissões em alta em 2018.  Confira!

Administração

Este é um curso muito procurado, porém, ainda faltam profissionais para atender à demanda do mercado. O leque de possibilidades de emprego na área é muito grande e a maioria delas são profissões em alta, como:

– Analista de Investimento: atua em bancos ou empresas de finanças;

– Controlador Financeiro: comanda o setor financeiro das empresas;

– Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional: compreende e atua na gestão das competências e dificuldades dos colaboradores de uma empresa.

Dentre as tantas outras funções que podem ser exercidas pelo administrador nas empresas privadas, há também a oportunidade de trabalhar no setor público, pois o curso é exigência básica de alguns concursos, além disso, proporciona base o suficiente para o profissional abrir seu próprio negócio.

Marketing

A inserção da tecnologia na vida das pessoas acabou mudando os rumos do marketing, que precisou se adaptar a esse meio. Algo que a área fez muito bem! Por isso, atualmente, é um dos setores mais promissores no mercado nacional e internacional.

Além disso, essa é uma boa opção para o profissional que já está no mercado e quer se atualizar, e também para aqueles vestibulandos que buscam por cursos rápidos, pois querem começar logo a trabalhar. Isso porque o curso de marketing também é oferecido como tecnológico, com a duração mínima de 2 anos.

Os serviços no modelo tradicional ainda são oferecidos, porém, o marketing digital ganha cada vez mais espaço. Enfim, as profissões em alta no marketing estão muito ligadas às tecnologias. Veja algumas deles:

– Marketing Digital;

– Inteligência de Mercado;

– Marketing de Produto;

– Analista de Mídias Digitais;

– Gerente de Transformação Digital;

– Analista de Redes Sociais;

– Analista de Conteúdo etc.

Uma lista que só tende a aumentar com as vagas que vem surgindo nos mais variados cargos relacionados ao marketing e ao meio digital.

Direito

O profissional que se forma em Direito pode trabalhar em diferentes ramos que se destacam entre as várias opções do advogado. Entre eles, estão:

– Direito Tributário: gerenciamento e manutenção das obrigações fiscais de uma empresa;

– Direito Societário: participação nos processos de venda, aquisição e fusão de organizações;

– Direito Digital: ligado aos crimes cibernéticos.

O Direito, assim como a Administração, forma muitas pessoas todos os anos e apresenta alta demanda. A baixa média de aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), indispensável para advogar no país, é uma das responsáveis pela necessidade de profissionais capacitados e bem qualificados.

Engenharias

Mesmo sendo uma das profissões mais tradicionais no Brasil, a Engenharia Civil ainda tem um mercado promissor, pois o investimento em infraestrutura também está em crescimento. Ou seja, antes a demanda girava em torno de pequenas obras, agora a demanda está ligada a grandes obras, principalmente para profissionais capacitados e preparados para atendê-la.

Outro engenheiro que se destaca nas profissões em alta é o de produção. Esse é um dos profissionais mais procurados nos últimos anos porque ainda é uma área que carece de profissionais. Muitas empresas estão buscando por pessoas que melhorem seus processos, pensando na eficiência e no menor custo. O Engenheiro de Produção administra recursos desde os financeiros até os humanos dentro das organizações, sendo um profissional completo.

Odontologia

Em todas as cidades alguém vai precisar de um dentista, desde as grandes metrópoles até as pequenas cidades do interior. Assim como a Medicina, a Odontologia é uma profissão em alta em qualquer época, pois ela está ligada à saúde das pessoas.

Dentro da Odontologia, você pode encontrar diferentes especializações como:

– Estética;

– Odontologia Hospitalar;

– Implantodontia;

– Periodontia;

– Ortodontia;

– Traumatologia e Cirurgia.

O estudante que opta por esse curso tem pela frente uma profissão humanista. Dessa forma, ele atua em benefício da sociedade cuidando e dando atenção não somente à saúde bucal da população, mas a saúde como um todo.

Como escolher a profissão ideal para o seu perfil?

As características profissionais cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho estão relacionadas com a capacidade inovadora e empreendedora dessas pessoas. Contudo, escolher uma profissão envolve mais que considerar seus gostos e desejos, é necessário pensar nas suas habilidades e competências, além das perspectivas quanto ao futuro dessas profissões.

Como vimos, as profissões em alta no ano de 2018 envolvem áreas distintas, desde tecnológicas até a saúde humana. Assim, para fazer essa escolha tão importante para sua vida, você precisa levar em conta aquilo que realmente satisfaça suas aspirações para uma carreira promissora.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse texto nas redes sociais e ajude os seus amigos a encontrar a profissão ideal!