aprenda a fazer uma redação nota 1000 no enem

Você sabe como a nota do Enem é distribuída? Quer fazer uma redação do Enem nota 1000? Analisando os critérios do exame, podemos perceber que a nota da redação é somada à média das provas objetivas, ou seja, vale metade da sua nota final. 

Por isso, não se pode ignorar a importância dessa etapa do Enem, já que mesmo com uma boa média nas provas, você corre o risco de não conseguir sua vaga se não tiver uma pontuação razoável na redação.

Não é à toa que os alunos que fazem uma redação do Enem nota 1000 ficam entre os primeiros colocados no Sisu, Prouni ou Fies. Lembrando que o Enem também é utilizado como critério de avaliação em faculdades particulares, não sendo necessário fazer o vestibular!

Continue a leitura e descubra como obter a pontuação máxima na redação do Enem!

Saiba como você será avaliado

Antes de iniciar os seus estudos para fazer uma redação do Enem nota 1000, você precisa conhecer como seu texto será avaliado. No Enem, os corretores analisam 5 competências ao corrigir a dissertação. Elas recebem notas de 0 a 200. Com isso, a atenção em cada uma delas pode garantir a sua nota máxima! 

Competência 1

“Demonstrar o domínio da norma culta escrita”

Nessa competência, você será avaliado quanto aos seus conhecimentos da língua portuguesa, ou seja, ortografia, coesão, aspectos gramaticais, pontuação, entre outras regrinhas básicas do português. Aqui, é importante também tomar cuidado com o uso da linguagem oral, que deve ser evitada.

Competência 2

“Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”

A prova de redação é composta de algumas propostas dentro da temática, geralmente com gráficos ou pequenos trechos de reportagens, ou ainda, charges que discutem o assunto. Para não fugir do tema, a proposta precisa ser bem compreendida e abordada de maneira a convencer o leitor de seus conhecimentos.

Competência 3

“Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”

É nessa competência que seus argumentos serão avaliados, contudo, a organização do seu texto também demonstra habilidade para atingir os objetivos dessa competência. O sentido que você quer dar para o seu texto precisa ser compreendido.  Por isso, defenda o seu ponto de vista de forma coerente e garanta os 200 pontos nessa etapa.

Competência 4

“Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação” 

Um pouco parecida com a competência 3, na 4 o foco é outro. O ponto central de avaliação aqui é a sequência de ideias, ou seja, a conexão entre as frases e os parágrafos. Nessa etapa é importante lembrar o uso de conectores, como as conjunções e as preposições, para dar sentido ao texto.

Competência 5

“Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural”

O grande diferencial da redação do Enem está nessa última competência — elaborar uma proposta de intervenção. Enfim, a conclusão de uma redação do Enem nota 1000 deve trazer soluções para os problemas levantados no decorrer do texto, lembrando de deixar claro o seu posicionamento em relação ao assunto. 

Revisadas as formas de avaliação da redação do Enem, chegou o momento de pensar como construir cada uma dessas partes!

Contextualize o tema na introdução

Na introdução, você deve apresentar o que compreendeu sobre a temática, expondo a sua tese, ou seja, a linha de raciocínio que vai seguir para falar sobre o assunto proposto. Logo de início, você precisa prender o seu leitor. Lembrando que, como o título é opcional, a introdução passa a ser a sua carta de entrada para chamar a atenção. 

Veja um exemplo de introdução de uma redação do Enem nota 1000:

“A Constituição nacional prevê a liberdade de credo e de expressão religiosa, sendo crimes de intolerância considerados graves e de pena imprescritível. No entanto, é comum ouvir piadas sobre “macumbeiros” e, em alguns casos, violência física contra praticantes do candomblé. O combate dessas atitudes pressupõe uma análise histórica e educacional” (Enem 2016).

Escreva de forma coesa seus argumentos

Durante o desenvolvimento da sua tese, você precisará justificar seus argumentos de forma consistente. Para isso, não fique fazendo rodeios e apresente mais de um argumento, analisando todos os aspectos possíveis para o assunto. Uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento e ter, no máximo, três parágrafos, pois você terá apenas 30 linhas para o texto como um todo.

Faça uma proposta inovadora

Na conclusão de uma redação do Enem nota 1000 não pode faltar, de maneira nenhuma, a proposta de intervenção. Porém, ela deve fugir do senso comum, além de retomar as ideias da introdução e os principais argumentos apresentados durante o texto, elaborando uma solução para o problema proposto como tema da redação.

Confira uma conclusão nota máxima na redação do Enem de 2016: 

“Tendo em vista a desconstrução da herança etnocentrista, cabe à sociedade civil (desde estudiosos ativistas a familiares) incentivar o pluralismo e a tolerância religiosa, através de palestras e de núcleos culturais gratuitos em praças públicas. Por outro lado, são necessárias ações do Estado na defesa de festivais escolares afrobrasileiros e na reforma da grade curricular de História e de Sociologia, por meio da formação de comissões especiais na Câmara dos Deputados, com participação de especialistas na área de Educação, objetivando a uma educação mais aberta e democrática. Assim, será possível formar cidadãos que entendam, que respeitem e que se orgulhem de sua cultura”. 

Aprenda com redações anteriores

Como vimos, a leitura de redações anteriores pode ajudar a entendermos como construir cada etapa do texto. Além disso a prática é essencial para que você consiga escrever uma redação do Enem nota 1000. Isso porque você acaba ganhando experiência para fazer provas de redação de outros vestibulares.

O que achou das nossas dicas para fazer uma redação do Enem nota 1000? Para não perder o ritmo de estudos confira 5 dicas de como se preparar para a prova do vestibular!

shares