trabalhar e estudar

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo nem sempre é uma tarefa fácil, porém, isso não impossível, até porque existem muitas pessoas em que essa rotina é algo comum em suas vidas. Então, saiba que dá para aproveitar bem os dois, principalmente, se você considerar que ter um emprego e fazer uma faculdade aprimora seus conhecimentos, agregando valores a sua vida pessoal e profissional. 

Depois de acostumados com o mercado de trabalho, voltar aos estudos pode não ser tão tranquilo quanto parece. Você se depara com um desafio que pode ser um desastre se não souber como se organizar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que são essenciais para quem precisa trabalhar e estudar, algo que envolve mais que as horas dentro da sala de aula e no local de trabalho, pois estamos falando de dedicação e persistência.

Continue a leitura e descubra o que você pode fazer para conciliar estudo e trabalho!

1- Organize seu tempo

No emprego, geralmente, você tem horário fixo de cerca de 8 horas, na faculdade mais umas 4 horas e ainda tem as 8 horas de sono para manter uma vida saudável. Como achar tempo de sobra aí? Além de tudo isso, você também precisa passar um tempo com a família, fazer atividades de lazer, ou seja, ter uma vida de qualidade.

Para tanto, primeiramente, faça planejamentos diários, semanais e mensais, depois, a partir deles tenha uma noção de como serão os seus dias. Também evite que os fins de semana fiquem cheios de tarefas e deixe o mínimo de estudos possíveis para eles. 

Ter em mente uma média de quanto tempo você gasta em cada uma dessas atividades faz com que você concilie estudos e trabalho sem que um acabe prejudicando a qualidade do outro. Quando você organiza o seu tempo, maiores são as suas chances de se adaptar a essa rotina e planejá-la cada vez mais de acordo com suas necessidades e possibilidades.

2- Aproveite a tecnologia

Você pode até comprar aquela agenda que fica do lado da sua mesa, mas muitas pessoas já se assustaram ao ver que elas só foram anotadas nos primeiros meses e depois abandonadas. Para evitar que isso aconteça, a tecnologia é uma ótima aliada, desde agendas online até lembretes no celular, tudo pode ser vantajoso quando a intenção é organizar melhor a sua rotina. 

Alguns aplicativos como o Wunderlist, por exemplo, ajudam com as listas de tarefas. Enquanto isso, o Drive ou o Evernote podem ser usados para fazer anotações das aulas, que podem ser acessadas depois pelo celular, até mesmo no caminho para o trabalho ou no intervalo do almoço.

Também dá para usar o youtube para ver vídeos de aulas ou buscar podcasts sobre diferentes assuntos para ouvir enquanto faz uma caminhada. Como você pode perceber, a tecnologia é uma grande aliada, principalmente, se você souber usá-la.

3- Faça o que você gosta

Estudar só para ter um diploma ou trabalhar em um lugar onde você não se sente confortável pode ser mais prejudicial do que você pensa. Isso porque, quando você quer conciliar bem as duas coisas, elas precisam ser feitas com dedicação e prazer. 

Alguns estudantes passam o dia todo na escola e acabam não tendo a oportunidade de quem trabalha e estuda em um único período. Aproveite que você está nessa rotina de trabalhar e estudar e ganhe mais experiência, aprimorando as suas habilidades.

Ademias, trabalhar dentro da sua área de estudos é uma forma de ver a realidade do que é apresentado nas aulas, pois essa troca entre teoria e prática é essencial para a formação de um profissional completo. Porém, até mesmo quando as áreas não são as mesmas, o aprendizado ainda é possível, pois você precisa conviver com colegas de trabalho, clientes e situações do dia a dia do mercado.

4- Fique atento aos sinais de estresse

Só trabalhar e estudar o tempo todo, sem deixar nenhum tempo livre para se divertir pode causar um estresse que quando você perceber já chegou a um ponto de quase desistir de um ou de outro.

Por isso, fique sempre atento aos estresses, principalmente aqueles sem motivo, causados por coisas que antes não eram suficientes para estressar você. Isso pode ser um sinal de que você precisar parar e rever a sua rotina. Por isso é tão importante separar, na sua agenda, um tempo para curtir os amigos e a família. 

Todo mundo sabe que assistir uma série no netflix ou um filme que acabou de estrear no cinema é tentador. Para não ficar em uma corda bamba e precisar escolher entre trabalhar, estudar ou se divertir, tenha em mente que fazer tudo isso é possível se você souber e colocar em prática as dicas anteriores.

5- Tenha objetivos e metas

Quando você gosta do que faz, você tem mais motivação para fazer aquilo bem, mesmo que o tempo para tal não seja muito longo. Para cumprir as suas tarefas diárias crie metas e objetivos que motivam você a não desistir.

Além disso, converse com seus amigos e seus familiares para entenderem a sua rotina, não cobrando de você mais do que você realmente pode oferecer. Nessa mesma conversa deixe claro como esse momento é importante e o quanto a ajuda deles, seja em uma tarefa de casa, seja compreendendo que a sua ausência não é intencional, é essencial para que tudo dê certo no final.

6- Estabeleça prioridades

Procure estudar no tempo livre aquelas matérias que você tem mais dificuldade e criar estratégias para ter melhor desempenho nelas, como fazer resumos ou buscar algo na internet para ir lendo enquanto está no ônibus, por exemplo. Com seu tempo organizado e sabendo quais disciplinas precisam ser priorizadas, fica mais fácil garantir boas notas. 

No trabalho você também precisa pensar em como aproveitá-lo para a sua vida estudantil. Por isso, aproveite o ambiente para aumentar o seu networking. Aproxime-se de pessoas que tenham as mesmas afinidades e que, no mínimo, busquem nos estudos e/ou no trabalho um meio de melhorar o âmbito profissional e pessoal. 

A vida de quem opta por trabalhar e estudar pode não ser tão fácil quanto você queria, mas seguindo essas dicas é possível melhorar (e muito) a sua rotina, evitando a desmotivação. Gostou das nossas dicas? Aproveite e siga as nossas redes sociais para receber outras dicas como essas!

shares