4 dicas infaliveis para se organizar e aumentar a sua produtividade

É fato que você precisa organizar a sua vida para aumentar a produtividade, mas como fazer isso? Sabemos que, seja na vida pessoal, seja no âmbito profissional, a organização do seu dia a dia é essencial para ser mais produtivo e conquistar tudo aquilo que sempre almejou.

Fazemos muitas coisas durante o dia, não é mesmo? Estudar, trabalhar, manter a família e os amigos por perto, fazer exercício físico, tirar um tempo para o lazer, entre outras coisas que preenchem a nossa rotina.

Em meio a tudo isso, as distrações são muitas e podem roubar mais do que você imagina do seu precioso tempo. Os ladrões de tempo, como são conhecidas as redes sociais, as mensagens em grupos de whatsapp e aquela passada no e-mail sem nenhuma necessidade, são fortes aliados da procrastinação e, juntos, eles acabam com um dia que poderia ser muito produtivo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você lidar com essas situações e aumentar a produtividade ao invés de perdê-la. Confira!

1. Faça planejamentos, desde diários até anuais

Não fique preso naqueles planos que sempre fazemos no último dia de dezembro para o próximo ano. Eles são importantes, porém, vão ficar só nos planos se você não fizer as pequenas ações necessárias para buscá-los. Por isso, planeje seus dias, suas semanas, seus meses e anos.

Separe um dia da semana para anotar tudo aquilo que precisa fazer e vá riscando aquilo que já foi cumprido. Dentro dessa perspectiva, realize sempre uma tarefa por vez, já que tentar fazer tudo junto pode acabar prejudicando uma coisa ou a outra.

Nunca desista no meio do caminho, se pegou algo para fazer, vá até o final. Contudo, se for interrompido, anote onde parou e retome assim que possível para finalizar. Apenas depois disso siga para a próxima ação da lista.

2. Aplique a metodologia GTD

O GTD (Getting Things Done) é um método recomendado em um livro que recebe o mesmo nome e fala sobre a arte de fazer acontecer, ou seja, como você faz para retirar tudo aquilo que está enchendo o seu cérebro e abrir espaço para o que realmente é importante.

Com a mente livre, fica bem mais fácil pensar a vida de forma estratégica. Essa metodologia apresenta 5 fases:

 – coletar: levantar todas as coisas que você precisa fazer, seja hoje, seja daqui a um ano;

 – processar: definir o que cada um desses itens significa e dar um destino para eles. Por exemplo: fazer faculdade é o dado coletado, quando, como, onde é o que será processado;

 – organizar: deixar claro quando cada ação será efetuada — nessa etapa, você pode ter o apoio de uma agenda;

 – fazer: além de colocar em prática os planos, você precisa deixar claro onde a ação será realizada (em casa, no trabalho, na faculdade etc.)

 – revisar: todo plano precisa ser revisado, principalmente, porque as condições podem mudar e os ajustes podem ser necessários.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

Você não precisa mais ficar andando com aquela agenda que começa organizada em janeiro e quando você percebe não sabe nem mesmo onde a colocou. Com a ajuda da tecnologia, sua agenda pode ser transferida para seu computador e, até mesmo, para seu smartphone.

Algumas opções mais simples são ótimas aliadas na organização de rotinas, entre elas destacamos o Google Calendar, que é uma das agendas eletrônicas mais simples de lidar. Nela é fácil marcar os compromissos da semana e a opção de lembretes pode ser ativada, evitando que tarefas importantes sejam esquecidas.

A produtividade muitas vezes depende de uma mente limpa para que o trabalho seja efetivo. Assim como um computador, que cheio de arquivos desnecessários acaba travando, nosso cérebro também pode “travar” se não cuidarmos dele. Por isso, coloque tudo no papel, melhor dizendo, no seu celular ou computador.

4. Cumpra o que você planejou

Não adianta fazer planos e mais planos, escrever todos os seus objetivos e metas, arrumar uma agenda para anotar tudo e não cumprir o que planejou. Uma dica é pedir para as pessoas próximas de você cobrarem o cumprimento das tarefas. Além disso, outra forma de não deixar de fazer algo é tendo consciência da importância daquilo para o seu futuro profissional e pessoal.

Uma ideia legal para você não deixar de fazer uma tarefa ou não procrastinar durante a execução é a recompensa por ela. Ou seja, se você precisa entregar um relatório na faculdade e tem apenas uma hora na sua semana para fazê-lo, diga para você mesmo que se conseguir fazer nesse tempo fará algo em troca, como passar um fim de semana no clube, por exemplo.

Enfim, se você precisa organizar a sua vida no seu emprego para fazer uma faculdade, por exemplo, lembre-se que a possibilidade de conciliar estudos e trabalho é real e muitas pessoas conseguem fazer de maneira proveitosa, isso porque elas provavelmente aprenderam a importância de organizar a vida para aumentar a produtividade!

 

Gostou das nossas sugestões para melhorar a organização do seu dia a dia e conseguir ser mais produtivo? Continue seguindo o nosso blog e fique sempre por dentro das nossas dicas infalíveis!

shares